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Honda CG 150 Titan CBS

 Depois de ganhar nova geração em 2013, a Honda CG recebe outra importante novidade. A linha 2015 da moto mais vendida do Brasil passa a contar com freios do tipo CBS na versão Titan. Tornando a frenagem mais eficaz, o dispositivo aumenta a segurança para os motociclistas.

Os CBS, de Combined Braking System (freios combinados), são diferentes do mais conhecido ABS, sistema que impede o travamento das rodas em frenagens.
Enquanto nos freios tradicionais existem acionadores independentes para a frente (manete direito) e a traseira (pedal), o sistema combinado reparte a força de atuação entre os dois eixos.

A ideia do CBS é corrigir o mau hábito dos motociclistas de usar somente o freio traseiro, quando o ideal é acionar os dois. Além disso, a maior parte do poder de frenagem de uma motocicleta está na dianteira. “Nós sabemos que o brasileiro freia errado. Existe o mito que o freio dianteiro pode fazer a moto capotar, o que não é verdade", explica Alfredo Guedes, engenheiro e supervisor de relações públicas da Honda.

De série na Titan, versão top de linha da CG 150, a introdução do CBS significou um acréscimo de R$ 180 nos preços.  A versão de entrada ESD, de rodas raiadas, custa R$ 7.680, enquanto a EX, equipada com rodas de liga leve, é oferecida por R$ 8.180.

Com a novidade, a CG torna-se a primeira moto de baixa cilindrada produzida em série do mundo a ter freios CBS. O sistema está presente em versões de mais tecnologia em motos de alta cilindrada, como a CBR 1000 RR, e também em scooters, como Honda PCX, Lead e Dafra Citycom 300i.

Como já acontecia com a Titan antiga, sua principal rival é a Yamaha Fazer 150 lançada no ano passado. Ambas possuem conjuntos similares, que oferecem confiança e desempenho robusto. Partindo de R$ 7.550, a Fazer é mais cara e não conta com o sistema CBS. Ainda na cilindrada de 150 cc, o consumidor brasileiro pode encontrar Dafra Apache 150 e Suzuki GSR 150.

Frenagem com o CBS
Existem vários tipos de CBS para a frenagem. No caso da CG, o dispositivo é simples. Quando se aciona o freio dianteiro, não há diferença quanto à versão anterior e dois pistões são direcionados ao disco dianteiro. Mas ao pisar no pedal de freio traseiro, o tambor da roda traseira entra em ação e também um terceiro pistão, introduzido pela Honda na roda dianteira da nova Titan. O acionamento do freio combinado ocorre de maneira progressiva. É necessário pressionar o pedal com força, utilizando todo o seu curso, para entrar em ação a frenagem na roda dianteira. Com leves toques sobre o pedal, a força fica apenas na roda traseira.

Publicada em 23/10/2014 às 06:11:58

Honda CG 150 Titan CBS